domingo, 24 de março de 2013

ARI e Protocolo DAN!



O médico Bernard Rimland, cientista PhD e também pai de Mark, que nasceu em 1956, diagnosticado com Autismo aos dois anos de idade, não se conformou com a visão limitada da sociedade médica que tratava o Autismo como uma doença mental proposta por Leo Kanner. Na década de 1960, fundou o Autism Research Institute (Instituto de Pesquisas no Autismo) e a partir de 1980 junto com mais dois médicos, Sidney Baker e John Pangborn, deu origem ao movimento DAN! (Derrote ou Combata o Autismo Agora!). Publicou um livro, em 1964, “Infantile Autism” (Autismo Infantil), no qual demonstrou que o Autismo era uma desordem biológica e que terminou toda uma era de se pôr a culpa nos pais, já que naquela época existia a teoria da “mãe geladeira”.
Durante sua pesquisa, Rimland, descobriu que a análise de comportamento aplicada (ABA, na sigla em inglês) era uma grande intervenção para o Autismo. Ele fundou o ARI, em 1967, para divulgar a técnica de intervenção comportamental, bem como para promover a busca de tratamentos biomédicos eficientes.
O ARI se tornou uma organização de pesquisa e de fonte de informações para tratamentos seguros, com o propósito de corrigir as causas centrais do Autismo. Hoje, a agenda em crescimento inclui: oferecer fundos para pesquisas sobre tratamentos eficazes; manutenção das websites (autism.com e autism.org) para fornecer informações médicas e educacionais sobre o Autismo; colaboração com o Instituto Nacional Americano de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (National Institute of Child and Human Development, da Universidade de Mayland) para pesquisas a respeito das causas e efeitos do Autismo; compilação de enquetes com pais, para determinar quais os tratamentos para o Autismo são benéficos e quais não são; entre outros.
Em 1994, Sidney M. Baker, sugeriu um projeto que reuniria especialistas em cada aérea da pesquisa do Autismo, para compartilhar conhecimento, criar novas idéias e começar o progresso na busca de tratamentos biomédicos eficientes e até curas para o Autismo. Rimland aceitou imediatamente este desafio e com a ajuda do Dr. Baker e Dr. Jon Pangborn, nascia o projeto Deafeat Autism Now! (DAN)!.
 Em 1995, fez a primeira conferência do DAN!. O objetivo do movimento DAN! é “se dedicar a exploração, validação e disseminação de intervenções biomédicas cientificamente documentadas para indivíduos dentro do espectro autístico, por meio da colaboração de médicos, cientistas e pais”. A experiência desse grupos mostra que muitos casos de Autismo podem ser causados por estresse oxidativo, metilação inadequada, disfunção das mitocôndrias e distúrbios na sulfatação. Na visão DAN!, o comportamento autista se mantém em um tripé que envolve os sistemas imunológico, intestinal e endócrino. Esse protocolo baseia-se em tratar pessoas no espectro autista por meio do comportamento do processo metabólico de cada indivíduo.
Bernard Rimland acreditava que os grandes avanços no campo do Autismo e outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento ocorrem quando os profissionais colaboram com os pais, que são os verdadeiros especialistas sobre o que funciona e o que não funciona com seus filhos. Como resultado, médicos e pesquisadores afiliados ao Deafeat Autism Now! ouvem os pais e outros profissionais de saúde que relatam sucesso com tratamentos investigacionais ou que oferecem idéias a respeito de possíveis intervenções. 
O ATEC (Checklist de Evolução no Tratamento do Autismo) é uma listagem em forma de questionário elaborada pelo ARI – Instituto de Pesquisa no Autismo – para verificar o desenvolvimento obtido pela pessoa com Autismo durante seu tratamento e/ou a cada intervenção iniciada.


Postado por: Michele às 22h18
(0) Comente ] [ envie esta mensagem ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário