domingo, 1 de abril de 2012

COMO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PODE INTERFERIR NO RENDIMENTO ESCOLAR


Pp. Adaildes Cristina Santos
Psicopedagoga Clínica e Hospitalar
O psicopedagogo não tem como meta principal a melhora do rendimento, mas por trabalhar pela transformação e conscientização do sujeito acaba promovendo também essa melhoria.
A dificuldade de aprendizagem é vista na psicopedagogia como um indicador de problemas que podem estar acontecendo em várias dimensões da vida daquele? aluno? (sujeito). São elas:
Cognitiva? Conhecimento.
Afetiva? Emocional.
Social? Relacionamento.
Biológica ? Funcional.

Essas quatro dimensões se inter-relacionam e interferem umas nas outras promovendo ou não as dificuldades de aprendizagem, como resposta de que algo não vai bem.
A intervenção psicopedagógica vai exatamente atuar no sujeito e não no aluno, para que ele possa se estruturar, conhecer a si mesmo e mobilizar-se internamente para a aprendizagem e para a vida.
A afetividade e confiança na relação psicopedagogo/sujeito gera prazer em aprender e possibilita o desenvolvimento de habilidades para lidar com frustrações e conflitos.
Para cada causa associada ou isolada, existem intervenções específicas. Trabalha-se? como? ele aprende e não com o? porque? ele não aprende.  Atuando no? como?, o psicopedagogo descobre habilidades que ele já possui e através da valorização dessas habilidades, sugere caminhos menos conhecidos e maneiras diferentes que as da escola, facilitando o raciocínio, a descoberta, o entendimento e, por conseguinte a aprendizagem.
E nesse aspecto, afirma-se que o treino sobre o sintoma, não promove a aprendizagem.
O rendimento pode até momentaneamente melhorar, mas o sujeito fica escondido atrás dos seus problemas e não aprende a lidar com suas? frustrações? voltando a apresentar dificuldades.

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