sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Este vídeo apresenta a participação do professor da USP Vitor Henrique Paro respondendo a perguntas dos telespectadores.


Simplesmente foi uma das melhores entrevistas que eu pude acompanhar sobre o tema.
Segue algumas frases que valem a pena ser destacadas (transcritas livremente) abaixo:

A educação não tem o mesmo status das outras ciências na sociedade. Quando se fala de medicina chama-se um médico para comentar o assunto, não o doente para explicar a moléstia. Quando se fala de educação, chama-se ou o jornalista, ou o pai do aluno, ou o professor, enfim, nem sempre são as pessoas que estão ao par do que acontece”

Educação não é apenas passar conhecimento. Conhecimento se passa em todo lugar.  O que precisa ser feito na escola é construir personalidades, passar conhecimentos como cultura. Cultura é conhecimento, mas também é feita de valores, crenças, filosofia, ciências, arte, utilização do corpo. Por que não aprendemos a paz na escola?”

O conceito de educação é apropriação da cultura, ou seja, o que o homem se propõe a fazer e realiza (tudo o que o homem cria). Conhecimento se aprende em qualquer outro meio (livro, internet).

Está demonstrado cientificamente pela ONU e pela UNESCO que assim como a aspirina não cura câncer no estômago, 40 alunos por sala não é possível.

Dizer que a escola é maravilhosa e o aluno é que não comparece é a mesma coisa que dizer que um cirurgia foi um sucesso, só que o paciente morreu” Os professores se espantam com o desinteresse da criança. Ora, se ela tivesse interesse por si própria, ela não precisaria do professor, que ganha para isso. Você precisaria ter sido formado para criar interesse.”

Precisamos saber acima de tudo o que queremos fazer. Eu quero que as pessoas saibam a ler e escrever, mesmo sabendo que 90% das pessoas que sabem ler e escrever não leem e não escrevem? A escola não ensinou a elas o prazer de ler e escrever.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário