quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como incentivar o interesse pela leitura?


Pais e/ou responsáveis
Orientações para o apoio a seu filho:
  • Ressaltar os acertos e não enfatizar os erros;
  • Incentivar seu filho a realizar as atividades que ele gosta e faz bem feito;
  • Não fazer comparações com irmãos, primos e colegas. Cada um tem sua individualidade e potencialidade;
  • Ajudar seu filho a se organizar com a rotina diária, planejando e registrando as atividades extracurriculares e a grade de horário escolar;
  • Frequentar livrarias com seu filho para que ele possa descobrir o prazer que um livro proporciona;
  • Ler histórias que estejam no nível de compreensão de seu filho;
  • Brincar com seu filho de fazer rimas e jogos com palavras;
  • Quando for ao cinema ou ao teatro com seu filho, conversar sobre o que viram juntos. Essa atividade vai estimular a memória e o vocabulário.

O universo da leitura é algo mágico, que leva as mentes de adultos e crianças a conhecer lugares que talvez com seus pés jamais conheceriam. Para que a criança desenvolva o hábito da leitura é de extrema importância o envolvimento dos pais.
Ler e contar estórias  desde que a criança faz bem. Aumenta o laço familiar (mãe-filho, pai-filho), a medida que a visão da criança se desenvolve ela começa a perceber as cores, as imagens. Maiorzinho ainda ela começa a perceber as frases, as palavras, as letras e assim começa a alfabetização. Não propriamente dita que a criança vai aprender a escrever, mas ela vai aprender que existe “isso”.
Exposta dessa maneira a criança chegará nas primeiras séries tendo noção do mundo das letras, com certeza esse contato anterior vai contribuir para facilitar sua aprendizagem, seja no escrever ou no ler. Com a ajuda dos pais e professores a criança começa a compreender os sentidos das frases, por exemplo: “o lobo mau”, vai entender que ele não é apenas um animal, mas que seu caráter é ruim, ele faz coisas más, que machucam, que ferem o outro.
Portanto, é preciso conscientização do pais que o envolvimento deles com seus filhos é fundamental para o desenvolvimento, que os pais precisam encontrar um tempinho na sua agitada rotina e dedicar uns minutos de leitura pros filhos, saber que isso vai fazer diferença pra eles no futuro escolar. Aos professores cabe paciência de ensinar, ler e humanizar os alunos, saber que eles também são espelhos, que seus alunos os observam e aprendem com suas atitudes e vontades.

Um comentário: